quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Óculos chilenos

Carregar um par de óculos sobre o nariz e outro dependurado na gola da camiseta, nestas alturas da vida já é tão normal que ninguém contesta. Mesmo assim há que justificar: um deles é de óculos escuros para dias ensolarados e o outro é de óculos normais com lente. Só que no meu caso os "normais" são multifocais, para longe e para leitura. Não existisse essa possibilidade eu teria que carregar três.

Naquele dia eu estava eufórico visitando um memorial dedicado ao poeta maior do Chile: Pablo Neruda. Carregava, além dos óculos, uma câmera fotográfica. Aliás, minhas viagens se tornaram muito lentas em virtude das fotografias. Um lago, uma montanha, uma árvore florida, uma cena interessante, tudo é motivo para uma parada para um clic. Eu me movimentava até encontrar um ângulo que a meu ver fosse ótimo, subi e desci várias vezes um barranco e mirava pela lente da câmera os livros alinhados que compunham a grande obra de arte do memorial.

Satisfeito eu seguia em frente, vendo novos cenários e parando sempre que algo me chamava à atenção. Muitos quilômetros rodados e a parada em uma cidade para o pernoite. Quando fui substituir os óculos escuros pelos "normais", não consegui encontrá-los. Direcionei a investigação inicialmente entre as coisas recolhidas no quarto do hotel, depois na bagunça da bagagem que restara no carro e por fim em meus pensamentos, até que concluí ter perdido no sobe-e-desce do barranco do Neruda, mas não compensava o retorno.

Falei à minha esposa:
- Amanhã vou procurar uma ótica e mandar fazer óculos novos.
- Para isso você precisa a receita do oftalmologista.
- É verdade! Espere um pouco, vou verificar nos documentos que juntei para a viagem. Vai que tem lá uma receita de óculos.
- Ahahah. Essa é boa! Por acaso alguém carrega receita de óculos em uma viagem de férias?
Fui ver e não sei por que diabos eu havia juntado a dita receita às outras exigências legais para uma viagem ao exterior.

Me senti como uma criança que ganha uma bola nova. Não é qualquer um que vê através de lentes chilenas...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário